NOTÍCIAS

O voto cristão: Discernimento político à luz da Bíblia

  • 02-10-2026 18:27

  • O voto cristão: Discernimento político à luz da Bíblia

    A paz do Senhor, amados irmãos.

    O excepcional artigo propõe uma reflexão teológico-pastoral sobre a participação do cristão nas eleições brasileiras.

    Partindo do pressuposto de que a fé cristã não se identifica integralmente com nenhum partido ou ideologia, neste texto, busco estabelecer critérios de discernimento fundamentados nas Santas Escrituras.

    Vamos examinar as principais linhas político-ideológicas contemporâneas que apresentam pontos de divergência ou incompatibilidade com a antropologia e a ética cristã.

    1.

    Introdução: A Inevitável Dimensão Política da Fé

    A afirmação de que “cristão não deve se envolver com política” é teologicamente insustentável.

    Se toda a Escritura afirma que Deus é Senhor da história e que o cristão deve amar o próximo de forma concreta, a política — entendida como busca do bem comum na polis — é campo obrigatório de missão.

    O problema não é se o cristão deve participar das eleições, mas como participar.

    Tanto a tradição teológica protestante quanto a católica concordam: “o voto é um ato moral”.

    Não existe voto neutro! Ao votar, o cristão delega poder a quem vai legislar sobre vida, família, liberdade e justiça.

    O erro comum no Brasil tem sido duplo: de um lado, a sacralização de um candidato ou partido como “o partido de Deus”; de outro, a secularização total da fé, que a relega à esfera privada.

    A posição bíblica é a do profetismo: nem fusão com o poder, nem fuga do poder, mas discernimento profético sobre o poder.

     

    2.

    Critérios Cristãos para o Discernimento Eleitoral

    Antes de analisar as divergências, é preciso estabelecer o que a doutrina cristã afirma de forma perene como inegociável.

    Esses são os princípios que devem servir de crivo para qualquer proposta política:

    a) A dignidade transcendente da pessoa humana: Criado à imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1.27), o ser humano não pode ser reduzido a seu valor econômico, sua classe, sua utilidade ou sua ideologia.

    b) A defesa da vida da concepção à morte natural: “Antes que te formasse no ventre te conheci” (Jeremias 1.5).

    Para a doutrina cristã, a vida é dom indisponível.

    c) A centralidade da família como célula mater da sociedade: A família fundada no matrimônio é anterior ao Estado e não uma construção do Estado.

    d) A destinação universal dos bens e a justiça social: A propriedade privada é legítima, mas possui uma hipoteca social.

    Deus condena tanto a ociosidade do explorador quanto a inveja do que deseja tomar o que é do outro (Isaías 5.8; Efésios 4.28).

    e) A liberdade de consciência e de religião: O Estado laico não é um Estado ateu.

    Laicidade significa autonomia e distinção, não hostilidade à religião.

    “Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus” (Mateus 22.21).

     

    3.

    Linhas Políticas que Divergem da Doutrina Cristã

    Nenhuma ideologia moderna contém a totalidade do Evangelho.

    Por isso, o cristão deve exercer crítica profética a todas.

    No cenário brasileiro atual, podemos identificar divergências claras em pelo menos quatro grandes correntes:

     

    3.1.

    O materialismo marxista e suas derivações

    A matriz do socialismo de inspiração marxista clássica é filosoficamente incompatível com o cristianismo por três razões:

    a) Ateísmo metodológico: Para Marx, a religião é “ópio do povo” e deve ser superada.

    Um projeto político que vê a fé como alienação a ser combatida diverge frontalmente da fé cristã.

    b) Materialismo histórico: Reduz toda a história humana à luta de classes e à economia, negando a dimensão espiritual e transcendente do homem.

    c) Coletivismo que anula a pessoa: Ao negar a propriedade privada em sua totalidade e ao subordinar completamente o indivíduo ao Estado ou ao coletivo, fere o princípio da responsabilidade pessoal e da subsidiariedade.

    d) É importante distinguir: a legítima preocupação com os pobres, que é central no cristianismo, não implica adesão ao marxismo como método de análise ou solução.

    3.2.

    O progressismo secularista e identitário

    Esta é a linha mais presente hoje em setores da esquerda liberal e em parte da esquerda socialista.

    Sua divergência com a doutrina cristã não é primariamente econômica, mas antropológica.

    a) Relativismo moral: Afirma que não existem valores morais objetivos, mas apenas construções culturais.

    Isso colide com a lei moral natural.

    b) Ideologia de gênero e desconstrução da família: Ao afirmar que o sexo biológico e a estrutura familiar são meras construções sociais opressoras a serem desconstruídas, diverge da antropologia bíblica de homem e mulher criados por Deus (Gênesis 1.27-28; Mateus 19.4-6).

    c) Defesa do aborto como direito: Ao tratar a interrupção voluntária da gravidez como conquista de direitos reprodutivos, nega frontalmente o princípio da sacralidade da vida.

    3.3.

    O capitalismo libertário individualista e sem regulação ética

    Da mesma forma, correntes da direita liberal ou de um liberalismo econômico radical também divergem da doutrina cristã.

    a) Idolatria do mercado: Quando o mercado é transformado de meio em fim, em um deus que regula todas as relações humanas, caímos na idolatria denunciada pelos profetas (Ezequiel 28).

    b) Negação da função social da propriedade e do Estado: A ideia de que o Estado não tem nenhum papel na promoção da justiça social e na proteção dos vulneráveis, e que toda tributação é roubo, contraria a doutrina bíblica do rei como promotor de justiça para o órfão e a viúva (Salmos 72).

    c) Darwinismo social: A lógica de que o pobre é pobre porque não se esforçou o suficiente e que o sucesso econômico é sinal de bênção divina é uma distorção da teologia da prosperidade e nega o mandamento da caridade e da solidariedade.

    3.4.

    O autoritarismo e o messianismo político

    Tanto à direita quanto à esquerda, toda proposta política que apresenta as seguintes características diverge do cristianismo:

    a) Culto à personalidade: Quando um líder político é apresentado como salvador infalível e messiânico, ocupando o lugar que só pertence a Cristo.

    b) Negação do Estado Democrático de Direito: A defesa do fechamento de instituições, da censura, da perseguição de opositores e da violência como método político fere o princípio de que toda autoridade deve estar submetida à lei e à justiça (Romanos 13.1-4).

    c) Uso instrumental da religião: Quando a fé é usada como mero curral eleitoral, como instrumento para obtenção de poder, esvaziando seu conteúdo profético.

    Isso é o que Jesus chamou de farisaísmo.

     

    4.

    Conclusão: Votar como Cristão, não como Torcedor

    O cristão brasileiro não vota para eleger o Reino de Deus — este já veio em Cristo e virá em plenitude.

    Vota para escolher, dentro dos limites humanos e falhos, quem melhor garantirá condições para que o bem comum, a justiça, a vida e a liberdade sejam preservados.

    Isso exige três atitudes no período eleitoral:

    a) Informar-se além do slogan. Ler planos de governo, verificar o histórico de vida e a coerência do candidato.

    b) Rejeitar a polarização maniqueísta. Recusar a narrativa de que todo o bem está de um lado e todo o mal do outro.

    A corrupção, a mentira e o abuso de poder não têm ideologia.

    c) Manter a liberdade profética. O cristão deve ser capaz de votar em um candidato e, no dia seguinte, cobrá-lo e denunciá-lo se ele ferir os princípios da fé.

    Fidelidade a Cristo é maior que fidelidade partidária.

     

    Nas eleições brasileiras, o cristão é chamado a ser sal e luz: não se dissolvendo no mundo, nem se isolando dele, mas discernindo, com a mente de Cristo (1 Coríntios 2.16), o que mais se aproxima da justiça do Reino.

    E, por fim, amados irmãos, não devemos esquecer que o Rei da Igreja está assentado no Trono Eterno Incorruptível, e é nEle que de fato, devemos colocar a nossa esperança.

     

    Vamos conversar mais sobre o assunto no podcast:

     

    Daniel Santos Ramos (@profdanielramos) é professor (Português/Inglês - SEE-MG, EJA/EM/EFII), colunista do Guia-me e professor de Teologia em diversos seminários.

    Possui Licenciatura em Letras (2024), Bacharelado/Mestrado em Teologia (2013/2015) e pós-graduação em Docência.

    Autor de 2 livros de Teologia, tem mais de 20 anos de experiência ministerial e é membro da Assembleia de Deus em BH.

    * O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

    Leia o artigo anterior: A Revolução dos Bichos: Síntese, metáfora e relevância contemporânea

    .


    Fonte: Guiame